“Ano Oficial para Visitar Viseu” vai formar 200 anfitriões da cidade de Viriato

Iniciativa conta já com 100 participantes inscritos. Operadores turísticos e profissionais de museologia são os principais públicos-alvo

A formação “1 Viseense, 1 Anfitrião” é a mais recente iniciativa do Município de Viseu e da Viseu Marca, no âmbito da campanha “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”.

Com o objetivo de qualificar o conhecimento de Viseu como destino e promover uma atitude coletiva de hospitalidade, esta iniciativa visa especialmente formar operadores económicos da cidade, nomeadamente profissionais de hotelaria e restauração, comerciantes do centro histórico e técnicos de museus.

Nesta primeira semana de divulgação, a adesão superou as expectativas, registando já 100 participantes inscritos, metade do objetivo definido. As primeiras ações “1 Viseense, 1 Anfitrião” realizam-se já este sábado e segunda-feira, 11 e 13 de fevereiro.

A formação é aberta a todos os cidadãos interessados, contando já também com um número significativo de professores e estudantes do Ensino Superior na área de turismo.

“Esta forte adesão confirma a oportunidade desta iniciativa”, acredita o Presidente da Câmara, Almeida Henriques. “Os cidadãos estão hoje conscientes da importância do desenvolvimento do turismo para a economia e o emprego e sentem-se também na pele de anfitriões da sua cidade. O envolvimento da comunidade é uma condição indispensável à construção de um destino de excelência”, afirma.

A ação é constituída por um módulo teórico e outro prático. No primeiro módulo, a formação é focada em temáticas como contexto geográfico de Viseu, os principais monumentos e figuras históricas da cidade, a gastronomia e os sabores da região, as lendas e as curiosidades. Já no módulo prático, os conhecimentos são adquiridos através de uma visita à cidade in loco.

Todos os participantes recebem, no final, o “Certificado Oficial de Anfitrião de Viseu”, para além de um manual de apoio com todos os conteúdos abordados.

As inscrições estão a ser realizadas no site do Município de Viseu, aqui, com a indicação da data pretendida.

Anterior
Anterior

Cave Lusa e Mesa de Lemos distinguidas com o prémio “Estrelas de 2016”

Próximo
Próximo

Abertas inscrições para expositores da Feira de São Mateus 2017