Cidade vinhateira do dão espera milhares de visitantes na “Festa das Vindimas de Viseu”
Em “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, renova-se o vaivém urbano-rural de experiências. Cartaz musical no feminino apresenta Teresa Salgueiro, Márcia e Ana Moura
A Festa das Vindimas de Viseu regressa de 21 a 24 de Setembro, com uma oferta renovada de experiências culturais e vinhateiras, e uma proposta de vaivém entre a cidade e o mundo rural do Dão.
Ao todo, o festival promove este ano 25 eventos ao longo de mais de 40 horas de programação.
O Dia do Município, a 21 de Setembro, marca a abertura da iniciativa, dia em que atuarão durante a tarde a Orquestra Juvenil de Viseu (no Viriato Teatro Municipal) e, pela última vez em 2017, a “Orquestra 625” (no Mercado 2 de Maio).
Nesse conjunto contam-se, pelo quarto ano consecutivo, experiências de vindima ou atividades de visita e prova em 13 quintas aderentes, grandes concertos, um “Mercado de Vinhos e Sabores do Dão”, o espaço infantojuvenil “Dão Petiz” (com jogos tradicionais, oficinas e espetáculos), e a reedição da “Meia Maratona do Dão” e da maratona fotográfica para instagramers “Instameet Viseu”.
Na agenda musical, a organização elegeu quatro cabeças de cartaz no feminino, tributo ao papel das mulheres no Dão.
Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, atua quinta-feira, 21 de Setembro, Dia do Município, no Rossio, pelas 21 horas. Na sexta-feira, na Fonte das 3 Bicas, pelas 22 horas, será a vez da voz doce de Márcia, nome da nova música portuguesa conhecida por êxitos como “A pele que há em mim”, tomar o palco. Sábado às 21 horas atuará Isabel Silvestre, no Mercado 2 de Maio, e pelas 22 horas, o Adro da Sé espera noite de enchente com a fadista Ana Moura. Todos os concertos são de entrada gratuita.
A praça histórica do Mercado 2 de Maio renova, no festival, o seu estatuto de epicentro da programação, com a oferta de vinhos, sabores e gastronomia, artesanato urbano, o espaço infantojuvenil e espetáculos de vários talentos de Viseu (ADFECTUS, No Sundays, Jonny Abbey, Gryzzler, Carlos Viçoso, Francisco Cappelle, Tempo Singular e Pedro Duvalle).
Promovida pelo Município de Viseu e pela VISEU MARCA, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, os patrocínios do NOVO BANCO, GALP e Auto Sertório e o apoio institucional do Turismo do Centro, a iniciativa espera atrair milhares de visitantes à cidade vinhateira do Dão, em “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”.
Na apresentação da programação marcaram presença os presidentes da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, da VISEU MARCA, João Cotta, e da CVR do Dão, Arlindo Cunha.
No momento, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, destacou que “o reconhecimento de Viseu como destino vinhateiro está hoje consolidado. As manifestações de interesse neste evento de vindimas têm largos meses”.
Almeida Henriques defendeu ainda que “a estratégia de valorização da identidade vinhateira de Viseu tem contribuído para o crescimento turístico da cidade e da região”. “Em quatro anos, entre 2013 e 2017, duplicámos o número de dormidas de 107 mil para mais de 200 mil”, sublinhou.
Para o Presidente da VISEU MARCA, João Cotta, “a marca vinhateira de Viseu é hoje incontornável no país. Essa marca tem um potencial turístico, mas também cultural e económico que está a ser valorizado”.
No âmbito da Festa das Vindimas, e pela primeira vez, decorrem ainda diversos eventos descentralizados com especial interesse.
Durante o festival, o Museu Etnográfico de Silgueiros organiza, na Quinta de Lemos, uma exposição de objetos antigos com valor histórico, ligados ao mundo do vinho, aberta ao público em geral.
Quinta-feira, dia 21, pelas 23 horas, volta à cena da cidade o espetáculo-visita guiada “VISEU MISTERIOSA” (já com bilhetes esgotados).
Sexta-feira, dia 22, também pelas 23 horas, realiza-se na Quinta de Lemos uma “vindima noturna”, experiência singular que permite conhecer uma prática agrícola alternativa, com benefícios na conservação das uvas e no processo de vinificação, conduzida pelo enólogo Hugo Chaves.
Sábado, dia 23, é a vez das tendências das redes sociais no turismo conquistarem o seu lugar. Cinco bloggers nacionais especializados em viagens visitam Viseu, em “Ano Oficial”, e partilham com o público, em diversos workshops, dicas e experiências.
Nesse mesmo dia, realiza-se a maratona fotográfica “Instamet Viseu”, aberto “igers” de todo o país e com prémios associados.
Toda a programação atualizada e em permanência disponível em www.festa.vindimasviseu.pt.