Feira de São Mateus 2018 foi palco de reencontros ao longo de 39 dias
Edição marcada pelo novo Bairro da Restauração registou quase um milhão e duzentas mil entradas. Richie Campbell, D.A.M.A, Calema e Xutos & Pontapés foram os concertos mais concorridos.
Terminou ontem, domingo, a edição de 2018 da Feira de São Mateus, com o espetáculo da Banda da Armada. Foram 39 dias a feirar com um registo de quase um milhão e duzentas mil entradas.
Muitos rumaram a Viseu para se reencontrarem com a guardiã das feiras populares do país. Concertos, diversões, gastronomia, tradições, artesanato e muito mais fizeram as honras da casa. O Bairro da Restauração foi a novidade mais marcante, com uma arquitetura inovadora.
A Feira dos reencontros somou 50.595 entradas só no último dia. O dia recordista foi a data dedicada ao herói mítico de Viseu, o “Dia de Viriato”, a 26 de agosto.
Viseu presenteou quem veio feirar com um cartaz cultural diversificado e acessível, com artistas de renome nacional e internacional, mas também com uma presença impactante dos talentos de Viseu. O palco #ViseuFolk, com programação diária, fez brilhar dezenas de grupos folclóricos da região.
Esta edição foi também marcada por uma aposta clara na sustentabilidade ambiental. O certame deixou a pegada ecológica mais reduzida de sempre, introduzindo os copos reutilizáveis que substituíram os 261.210 mil copos descartáveis. Além disso, o Oceanário de Lisboa associou-se ao evento e instalou um serviço educativo, em permanência, no Museu da Eletricidade.
Tradições como o Concurso de Vestidos de Chita e o Dia de Viriato voltaram a marcar o calendário da feira franca de Viseu.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “esta edição foi a melhor de sempre. A Feira apresentou-se mais bonita do que nunca, com um layout organizado, e restaurantes novos que surpreenderam”.
Grandes concertos ficam para a memória desta edição da Feira. No Palco Santander passaram nomes para todos os gostos. Richie Campbell, D.A.M.A, Calema e Xutos & Pontapés foram os concertos mais concorridos.
“A Feira de São Mateus é, mais do que nunca, um marco na agenda de eventos nacionais. É, hoje, indiscutivelmente, a Feira popular de referência do país. Combinar a tradição com inovação é o segredo do seu sucesso”, destacou Jorge Sobrado, Gestor do evento e Vereador da Cultura da Câmara Municipal.
Para Cristina Paula Gomes, Presidente da VISEU MARCA, “o objetivo de atração de visitantes estrangeiros, nomeadamente provindos de Espanha, foi alcançado. A Feira de São Mateus é o maior evento da zona centro que atrai visitantes de dentro e fora do país”.
As datas para a Feira de São Mateus em 2019 já estão reservadas, entre 8 de agosto e 15 de setembro. O Município de a VISEU MARCA estão a trabalhar na preparação da próxima edição, e antecipam como uma das principais novidades a requalificação das zonas de esplanada dos pavilhões das farturas. Quanto à programação, a atuação de um artista internacional em 2019 também já está a ser negociada.
A VISEU MARCA saúda todos os parceiros e patrocinadores que desempenharam um papel central na organização, na sustentabilidade e na promoção do evento. Nesse conjunto encontram-se o Santander, Super Bock, Altice, Jornal do Centro, Cabriz, Coca-Cola, Delta, Galp, Fnac, Turismo Centro de Portugal, JS Clínica, Litocar, Blueticket e Farmácia Viriato, assim como o Correio da Manhã e a CM TV e a Rádio Comercial.