Feira de São Mateus lança em venda todo o cartaz principal de 2017
Em ano de aniversário, certame promete “o melhor cartaz de sempre”. Todos os domingos serão “francos”. Mais de 95% das posições comerciais estão atribuídas
A VISEU MARCA anunciou hoje, quarta-feira, 24 de maio, o cartaz principal de palco da edição 625 da Feira de São Mateus, em dias de entrada paga, incluindo os três “dias solidários”.
O Santander Totta é Patrocinador Principal e “naming sponsor” do Palco da Feira de São Mateus. São ainda patrocinadores oficiais a Super Bock, a Coca-Cola e Burn, a Delta, a Auto Sertório e o Jornal do Centro.
O Correio da Manhã e a CMTV são media partners nacionais e a Comercial a rádio oficial do certame. Os Diários de Viseu, Aveiro, Leiria e Coimbra e o Jornal do Centro são media partners locais.
Depois da revelação dos primeiros 11 nomes confirmados, em fevereiro e março passados, são revelados ao público e lançados em venda, na rede Blueticket, mais cinco grandes bandas e artistas que marcarão presença no palco da Feira de São Mateus este verão.
Matias Damásio (22 de Agosto), Dengaz (1 de Setembro), Nelson Freitas (9 de Setembro), José Cid (13 de Setembro) e Resistência (16 de Setembro) são agora presenças confirmadas, que se juntam a SEU JORGE (12 Agosto), AGIR (14 Agosto), Marco Paulo (15 Agosto), Diogo Piçarra (18 Agosto), Paula Fernandes (19 Agosto), Pedro Abrunhosa (25 Agosto), AUREA (26 Agosto), Paulo de Carvalho (2 Setembro), Cuca Roseta (6 Setembro), HMB (8 Setembro) e David Carreira (15 Setembro).
O cantor e compositor angolano Matias Damásio é a voz dos hits “Loucos” e “I Wanna Be Your Hero” e terá à sua responsabilidade o concerto no “Dia Solidário” dedicado aos Bombeiros Voluntários de Viseu. Também em tons e ritmos africanos, Nelson Freitas estreia-se na Feira, prometendo hinos como “Miúda Linda” e “Break of Dawn”.
O português Dengaz regressa ao palco da Feira de São Mateus com um novo álbum de originais, um ano depois de enchente de fãs em Viseu,
Em ano de aniversário redondo, mais dois clássicos são garantidos no cartaz de 2017. O homem do rock português, José Cid, levará o público numa viagem por grandes e reconhecidos sucessos, em Dia Solidário dedicado às Conferências de São Vicente de Paulo. Por outro lado, a banda histórica dos anos 90 “Resistência”, faz uma paragem em Viseu, a 16 de setembro, nos seus 25 anos de carreira, em vésperas do cair do pano no certame.
“Fechamos com chave de ouro o cartaz musical de 2017”, sublinha o Presidente da VISEU MARCA, João Cotta. “Será sem dúvida o melhor palco desde que temos memória”, afirma.
“Nos seus 625 anos, a Feira de São Mateus tem um cartaz de luxo. Há estreias imperdíveis em Viseu para todos os públicos, grandes clássicos e uma marca forte da Lusofonia”, refere por sua vez o Gestor da Marca Viseu e da Feira, Jorge Sobrado.
“Viseu será neste Verão uma proposta renovada e mais atrativa para residentes e turistas, em ‘Ano Oficial para Visitar’ a cidade”, sublinha o gestor. “Faremos justiça à melhor tradição de feirar na cidade de Viriato.”
Estão assim à venda os bilhetes para todos os concertos da edição 625 da Feira de São Mateus, nas redes de lojas Blueticket e no site do evento. Os ingressos para os dias solidários (Matias Damásio, José Cid e Cuca Roseta) estão à venda por 4 euros. Os restantes preços variam entre os 7,5 euros (concertos de Seu Jorge e Paula Fernandes), os 5 euros e os 3 euros.
Nesta apresentação foram anunciadas ainda outras novidades.
Fechada a bilheteira para 16 dias de entrada paga, a Organização institui os “domingos francos” para a edição comemorativa dos 625 anos da Feira. Ao todo, seis.
“Esta opção corresponde a um desafio do Senhor Presidente da Câmara justificado pelo carácter histórico da Feira Franca”, explicou o Presidente da VISEU MARCA. “Esta é a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica.”
Por sua vez, o Gestor da Feira recordou que a entrada livre em mais domingos foi, em 2016, um dos fatores que explicou o crescimento de público para lá da “meta mágica do 1º milhão de visitantes”.
Globalmente, à semelhança de 2016, 22 dos 38 dias do certame serão dias de entrada livre.
João Cotta destacou ainda o “importante investimento do Município de Viseu na modernização e qualificação da infraestrutura do Campo de Viriato, que permitirão em 2017 um padrão ainda mais elevado de organização e acolhimento aos visitantes”. Neste momento está em curso a construção de dois novos WC.
Nesta edição, aumentam também os motivos para trazer os mais pequenos a “feirar”. A organização anunciou hoje a realização do espetáculo infantil “O Mundo de Sara”, na manhã do Domingo 3 de Setembro, em horário anterior ao funcionamento do certame.
Do pequeno ecrã para os palcos nacionais, “O Mundo de Sara”, uma produção da Universal Music Portugal e do Canal Panda, alia música e muita animação, numa atmosfera que cultiva a imaginação e os sonhos. Na rede Youtube, os vídeos do “Mundo de Sara” somam já mais de 22 milhões de visualizações. Os ingressos têm o preço de 3 euros (criança até 11 anos) e 5 euros (adulto).
Em conferência de imprensa, a VISEU MARCA avançou ainda com os dados mais recentes relativos à gestão comercial.
Numa altura em que faltam menos de 3 meses para o seu arranque, mais de 95% das posições comerciais estão já atribuídas, num total de 270 posições. As candidaturas para ocupação dos últimos espaços comerciais terminam esta semana.
“Hoje, a menos de 3 meses da abertura do evento, os espaços comerciais estão perto da sua atribuição total. São marcas positivas de um sistema mais racional e melhor organizado”, explica João Cotta.
“As medidas de modernização introduzidas, através da candidatura on-line e nos pagamentos por Multibanco, resultaram em pleno”, nota Jorge Sobrado.
Quanto à proveniência de expositores já inscritos, concelho e distrito de Viseu são quem conta com maior representação. Os números finais serão revelados em Junho, na apresentação global do certame.
A Feira de São Mateus realiza-se entre os dias 11 de agosto e 17 de setembro. Toda a informação disponível em www.feirasaomateus.pt.