Feira de São Mateus encerra edição 625 com bolo gigante e orquestra criada para o certame

Organização espera alcançar o número de 1 milhão e 200 mil entradas

A Feira de São Mateus encerra hoje, domingo, a edição número 625. É também o último dos “Domingos Francos” do certame, uma das novidades e das “apostas vencedoras” desta edição.

O programa da noite começa às 21 horas, com um bolo gigante na zona de palco para que os visitantes possam cantar os parabéns à Feira Franca de Viseu, neste seu aniversário redondo. Celebrar os vários recordes de público alcançados nesta edição histórica é outro objetivo.

A “Orquestra 625 – Bombos, amuletos, tachos e demais objetos da Feira” entra em palco às 21H30 para a sua última atuação no certame.

A Orquestra foi criada este ano, por convite do Município e da Viseu Marca à Gira Sol Azul. Um projeto aberto a toda a comunidade, mesmo que sem formação ou experiência musical, e a grupos de percussão da região de Viseu. O grupo foi o cabeça de cartaz na abertura e volta agora para apresentar o seu reportório original com instrumentos igualmente “originais”: instrumentos de percussão como bombos, acompanhados de objetos que ilustram o certame (tachos, amuletos, baldes, entre outros). Sons autênticos e inconfundíveis, numa Orquestra única, à medida da Feira de São Mateus.

No encerramento, a Organização espera alcançar o número de 1 milhão e 200 mil entradas, mais de 170 mil ingressos que na edição de 2016. “Um sucesso que é um prémio para a estratégia de revitalização que pusemos em marcha”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “É também a prova cabal da aposta vencedora na criação da VISEU MARCA”.

A VISEU MARCA encontra-se já a organizar a edição de 2018, tendo dado início na passada semana aos primeiros estudos técnicos. Para o Presidente da associação de city marketing de Viseu, João Cotta, “esta foi uma edição histórica, provavelmente a melhor de sempre. A fasquia está mais elevada do que nunca.”

Já o Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado, sublinha “a reconciliação alcançada com a comunidade de Viseu e o país. Os viseenses voltaram a gostar da Feira e o coração dos portugueses foi conquistado pela guardiã das feiras populares. Feirar está na moda e Viseu está na moda.”   

A Feira de São Mateus regressa em 2018, com novidades e surpresas e as grandes tradições da maior e mais importante feira popular histórica do país. A qualificação da presença da gastronomia de Viseu no certame e a conquista de mais visitantes estrangeiros, nomeadamente de Espanha, são objetivos para a próxima edição.

A VISEU MARCA saúda todos os parceiros, patrocinadores e media partners, que desempenham na organização, na sustentabilidade e na promoção do evento um papel central. Nesse conjunto contam-se o Banco Santander Totta, a UNICER/Super Bock, a Coca-Cola/BURN, a DELTA Cafés, a Auto Sertório, o Jornal do Centro, a PRIO/Combisantos, a UDACA, o Hospital CUF e o Turismo do Centro, assim como a COFINA/Correio da Manhã e CMTV, a Rádio Comercial – Rádio Oficial e os Diários Regionais de Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Anterior
Anterior

Festa das Vindimas consolidou Viseu como “Cidade Vinhateira do Dão”

Próximo
Próximo

Feira de São Mateus alcança número mágico de 1 milhão de visitas