Festival Literário de Viseu tem a edição mais internacional de sempre

De 7 a 9 de dezembro, mais de 30 eventos fazem um cartaz que inclui nomes como Joanne Harris, Mia Couto, Germano Almeida e Olivier Rolin 

O evento enoturístico “Vinhos de Inverno” volta com o seu parceiro de eleição: o Festival Literário de Viseu, o “Tinto no Branco”. De 7 a 9 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão recebe prestigiados nomes da literatura numa programação intensa combinada com provas dos néctares do Dão, concertos, performances, sabores e atividades para todas as idades.

Joanne Harris, a autora do best-seller “Chocolate”, os prémios Camões Germano Almeida (Cabo-Verde) e Mia Couto (Moçambique), e Olivier Rolin, um dos mais respeitados escritores franceses da atualidade, estão confirmados na programação mais internacional de sempre do festival literário. Junta-se-lhes o escritor e poeta lusófono Abrãao Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo-Verde, e outros nomes marcantes como Daniel Jonas, Ricardo Pais, António-Pedro Vasconcelos, Deana Barroqueiro e – o já “padrinho” do evento – Francisco José Viegas.

Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, destaca o alcance internacional que o festival conquista nesta dição. Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu “esta aposta reforça a importância de Viseu no cartaz dos eventos literários ibéricos e terá um natural reflexo na atratividade de públicos.”

Nesta edição, o “Tinto no Branco” coloca a literatura em debate com outros géneros narrativos como o cinema, o teatro, a música e patrimónios como o vinho e a gastronomia. Para além das “mesas” e das “conversas de vida”, o festival realiza workshops de escrita criativa e performances literárias.

Para Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Diretor da Viseu Marca, “o Tinto no Branco alcança na sua quarta edição a maturidade e um estatuto de reputação cultural que o tornam incontornável. A sua diferenciação, através da associação inédita da literatura aos vinhos e ao património, confere-lhe um lugar absolutamente único.”

O Solar do Vinho do Dão acolhe neste fim-de-semana de dezembro as conversas e iniciativas do festival literário, concertos e performances artísticas, mas também o salão de provas com os produtores de vinhos do Dão, workshops vínicos, um espaço para os mais novos, uma mostra dos produtos agroalimentares e do artesanato locais e o restaurante “QB Events”.

A música está presente ao longo dos três dias e tem como cabeças de cartaz Luís Severo, dia 7 de dezembro, e a banda Dead Combo, na noite de sábado. Ambos os concertos terão início às 22:30 e serão de entrada gratuita.

Uma livraria e um alfarrabista funcionarão em permanência durante o evento.

O “Vinhos de Inverno” e o “Tinto no Branco” são uma organização do Município de Viseu e da Viseu Marca, tendo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão como parceira. São patrocinadores do evento a GALP, a LITOCAR e a Cássia Lignéa. 

Toda a informação e programação está disponível em www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt.

Anterior
Anterior

Comunicado

Próximo
Próximo

Abertas inscrições para o Mercado de Natal de Viseu